Correio Popular Notícia


ATENDIMENTO
Jesualdo estuda implantação do SAMU em Ji-Paraná

Data da notícia: 26/03/2013
Foto:

>O pronto atendimento à população no próprio local, tem evitando muitas mortes
(Da Redação) O prefeito municipal Jesualdo Pires (PSB), acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa deputado Herminio Coelho, do Deputado Estadual Euclides Maciel, do secretário municipal da Saúde Renato Fuverki, do vereador Lorenil Gomes, além de integrantes da imprensa de Ji-Paraná, realizou a primeira reunião com uma comitiva de Ariquemes, com vistas à implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Ji-Paraná.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130326-151.jpg[/IMG] A comitiva veio liderada por Marconi Edson, enfermeiro especializado em UTI e por Marcos Berti, cirurgião especializado em traumas. Ambos são instrutores internacionais de atendimento pré-hospitalar (APH) do Mercosul. Eles fizeram ao prefeito uma explanação detalhada acerca da possível chegada desta importante alternativa de atendimento à cidade.
Funcionando em Porto Velho desde 2005 e em Ariquemes desde o ano passado, o Samu vem colhendo resultados expressivos no atendimento à população e, com isso, evitando muitas mortes. Nas próximas semanas o prefeito Jesualdo fará novas reuniões com os técnicos para avaliar como será possível dar início, o mais breve possível, às atividades deste serviço em Ji-Paraná.
Para o prefeito, a implantação se faz necessária, mas antes é preciso estudar qual o impacto real para o município. ?Temos que realizar um estudo, ver se o município consegue arcar com estas despensas, mas com certeza é um trabalho essencial para Ji-Paraná. Acredito que vamos marcar uma reunião com o prefeito Lourival de Ariquemes e discutir qual a despesa dele e ai depois fazer tudo para implantarmos em nossa cidade?, finalizou
O Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes especializadas e integradas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Diferencia-se do serviço de resgate dos Bombeiros justamente por prestar todos esses atendimentos já no local da ocorrência, ou seja, em residências, locais de trabalho e principalmente em vias públicas.
ATENDIMENTO - O Samu é acionado com uma ligação telefônica gratuita para o 192, atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, a transferem para o médico regulador. Este faz o diagnóstico inicial da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente por telefone. Em muitos casos é acionada uma ambulância ou uma UTI móvel com equipe à bordo que procurará chegar no local da ocorrência em poucos minutos.
O atendimento também é feito em algumas regiões do país através de motolâncias, ambulanchas ou valendo-se de helicópteros, especialmente equipados para missões de emergência. Hoje, o Samu atua em 2527 municípios brasileiros e sustenta-se com recursos dos governos federal, estadual e municipal. Com informações de Assessorias.


Fonte:






Noticia vista 1456 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.